Exposição "Cor Maravilhosa" Super Herois Negros

  A Exposição Marvelous Color-
Exhibit Spotlights Black Superheroes  
com direçao de Edgardo Miranda Rodriguez destaca os seis principais personagens negros no Universo da Marvel: Storm(Tempestade) 
Black Panther(Pantera Negra) Blade,Falcon 
e War Machine


O registro da Marvel  é único no mundo do Entretenimento, porque é cheio de ícones negros inspiradores que merecem ser comemorados.(Reginald Hudlin,produtor associado do projeto)


A maioria das crianças tinham que apenas entrar em uma loja de doces do bairro e com uma quantidade relativamente pequena de dinheiro encontravam uma nova aventura em cada ilustração.
 Nem todas as obras de artes do mundo e  literaturas tem sido tão acessível como as revistas em quadrinhos! (Edgard Miranda-Rodrigues)


  Não precisávamos ter vindo da classe trabalhadora pobre de Nova York para se relacionar com as aventuras de Lucas do Harlem Cage ou o Falcão, mas para aqueles que eram (ou são), e inestimável a sensação de também se ver como heróis.
Nós aspirava  governar reinos e voar pelos céus como o Pantera Negra e Tempestade, porque nos quadrinhos de papel era possivel. Tivemos até um assassino besta voraz  Blade e um cavaleiro numa armadura reluzente em War Machine.

Tudo começou com um soldado da Segunda Guerra Mundial que era um perfeito paralelo da vida real naquela época...Esse era sem duvidas a primeira  representação  de um personagem "normal" negro nos quadrinhos:


SGT  Fury Howling Comandos
Mas foi o próximo personagem negro do Universo Marvel, que foi a transformação do jogo.
O Pantera Negra 

O rei Africano do país tecnologicamente avançado de Wakanda. Ele, sozinho, derrotou o Quarteto Fantástico! Muitas pessoas perguntam se o super-herói Pantera Negra foi inspirado na organização política do mesmo nome, no entanto, ambos estrearam no mesmo ano.
O Pantera Negra criado por Sidney Poitier cool rapidamente se tornou um Capitão América, mas com uma competência tão fria que demoliu todos estereótipos negros...
Sua proeza científica lhe permitiu ficar com cérebros como Reed Richards, e sua conta bancária esmagava a riqueza de Tony Stark.  Ele não tem "super" poderes em si, mas a sua velocidade, flexibilidade e poder o colocáram na mesma classe do Homem Aranha, Demolidor e Capitão América.
Black Captain America
E um soldado afro Americano que foi usado como cobaia em experiências secretas, ilegais e imorais dos EUA para recriar o Super-Soldado, que deu  origem ao Capitão América.
Depois de um longo tempo sem destaque nas histórias da Marvel, estes mesmos personagens retornam, reinventados em seus elementos principais, e  são postos no centro dos principais eventos da editora nos últimos dois anos, como Vingadores:A Queda e a Guerra Civil
Os roteiristas da Marvel escolheram Luke Cage, Pantera Negra e a X-Man Tempestade para dar ao leitor novas perspectivas do super-heroísmo.


Como a Marvel sempre aproveitou das tendências da cultura pop do momento.Em  1960, surgi o Nick Fury
Que foi a transição de um herói da 2 ª Guerra Mundial a um Guerreiro-Bond agente da SHIELD. Como o movimento de cinema Blaxploitation dos anos 70, pegou fogo, Luke Cage, Hero for Hire nasceu!

A herança real que faltava dos Panteras Negras Luke, foi um pilantra  de Harlem, um bandido de rua que foi denunciado por um parceiro ciumento do crime e mandado para a prisão. Voluntário em uma experiência científica, foi vítima de sabotagem de um carcereiro. E Acabou ganhando superforça e pele invulnerável. Fora da cadeia, passou a trabalhar por dinheiro, geralmente como guarda-costas, e participou de aventuras ao lado de vários outros heróis, principalmente Demolidor e Punho de Ferro. Foi o primeiro super-herói negro a receber uma série própria. A série foi cancelada no final dos anos 1980 e ele passou a ser usado apenas como coadjuvante em HQs de outros personagens. No ano 2001 estreou nova série, agora pelo selo Marvel MAX.Por outro lado,veio a  Tempestade  que se tornou  um dos heróis mais famosos do sexo feminino, logo atrás de Mulher-Maravilha e Supergirl ...
Storm foi criada na década de 70, como parte do relançamento da revista Men X, que tinha sido cancelado alguns anos antes...
Suas  história é complicada:Filha de uma princesa Queniana  e de um jornalista negro americano, órfão ainda criança.







  Tornou-se uma menina de rua em Dickensian  e batedora de carteiras, descobriu seus poderes e vagueiam no deserto, tornando-se uma deusa do tempo adorado pelos nativos.  Ela então foi descoberta pelo Professor X, fundador do X Men.  Ela compreendeu que a sua capacidade de controlar o clima foi o resultado de ser uma mutante, e que ela deveria participar de sua equipe mutante para dominar suas habilidades e ajudar a humanidade.
 A nova equipe internacional multi-étnica dos X-Men foi um sucesso imediato e a tempestade foi um dos personagens mais populares.
Blade é um personagem fora dos anos 70, desta vez, emerge do revival dos quadrinhos de terror que havia sido praticamente banido desde a década de 1950.Na época, Tomb of Dracula era uma série muito popular, e de que o livro passou a lâmina, uma "Daywalker" vampiro que caça sua própria espécie de madeira com facas e outras armas inteligentes.
e. Blade foi o primeiro super herói da Marvel a ser feita em uma franquia cinematográfica de sucesso

Sua incapacidade de encontrar o mesmo sucesso nos quadrinhos é uma frustração permanente para seus fãs.

1 Sua Vez...:

Faltou citar Bishop e Lasca, dois irmãos mutantes do futuro.

Licença Creative Commons
O trabalho ETNIA BRASILEIRA de Livia Zaruty foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em www.etniabrasileira.com.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://www.etniabrasileira.org.