Eita Lele..Agora Mulata virou profissão !?

 E as  "mulatas" pra variar ,sempre,com um mega aplique...

Falaaa Mulata!!!!

A minha maior curiosidade e saber, alem de sambar, o que verdadeiramente essa tais mulatas fazem da vida?
Fui dar uma conferida...

Profissão Mulata

"A menina nasce com um dom: o samba no pé. Desde pequena, está nas rodas de músicos, nos ensaios da escola, sonhando brilhar na apoteose. De preferência, no cargo mais alto da hierarquia, de rainha da bateria. Quando esse dia chega, já mulher, descobre que a tarefa é árdua. É preciso suar o top na academia diariamente, comer pouco, providenciar roupas incríveis para as apresentações e, quase sempre, bancar as próprias fantasias, pedaços minúsculos de roupa que variam de R$ 2 mil a R$ 15 mil."
“Apesar de não ter salário nem carteira assinada, é um trabalho duro. Por isso o considero uma profissão”, resume Priscila Bonifácio, 29 anos, rainha da bateria da Unidos da Vila Maria, de São Paulo
 
Como a carioca Rafaela e a paulista Priscila, centenas de brasileiras encarnam todos os anos, durante o Carnaval, um dos principais personagens da cultura brasileira – a mulata. E, mesmo sem remuneração, elas estão cada vez mais profissionais. “É trabalho para um ano inteiro, a escola é uma empresa que nunca para”, explica Priscila. Os ganhos acontecem de forma esporádica, nos shows que as escolas promovem, mas, definitivamente, não é essa a razão pela qual essas mulheres se preparam com afinco para seus minutos de glória no Carnaval. “Nesse dia, elas são deusas”, acredita Walmor Pamplona, diretor do Documentário 
 “Mulata: um Tufão nos Quadris” 
Mulato ou MULA?


Esse foi outra questão muito polémica abordada em torno do assunto mulata!!Podemos  ou não,chamar uma pessoa de mulata(o)?
Fiz uma  nova pesquisa sobre a origem da palavra mulato...Isso tudo por causa de alguns "negros" que fizeram um maior fuzueee de reclamações, sobre a declaraçao do cantor Caetano que chamava o atual presidente dos Estados Unidos Barack Obama de "Mulato"
link do tal video:http://www.youtube.com/watch?v=Crs8R7enWQI

Mulato é um termo que designa uma pessoa que é descendente de africanos e europeus (cf. mestiço). Podem apresentar os mais variados perfis fenotípicos e culturais.
A verdadeira origem da palavra mulato vem da língua Macua.
Era um termo usado mesmo antes dos portugueses aportarem na África e colonizar os territórios moçambicanos, de Cabo Delgado e Niassa, regiões onde se falava a língua Macua (ainda se fala). Antes dos portugueses aportarem naquela região, os árabes já explorava em especial, Cabo Delgado. Há um termo árabe, muwalld, que Significa: Mestiço.


"Da relação entre os árabes e o povo macua, em especial, as nativas que mantinha relações sexuais com árabes em troca de tecidos e outros objetos que lhes apetecessem, sempre resultava numa gravidez; gravidez essa que nem sempre era aceita por alguns grupos domésticos. Dessa forma, expulsava a mulher que viera a ter relações sexuais com o Mmalapo (estrangeiro, estranho à família, ao clã, à povoação, à aldeia.), do grupo."


Há uma infinidade de palavra para definir um estrangeiro: Mulecto, Mutchú, Nawurwa. A criança que nasciam das relações entre uma nativa e um estranho, se chamava: Mulatho. E o termo mulatho era depreciativo; os mulathos eram considerados como filhos de Muttompe (mulher de má vida), ou seja, filhos de prostitutas. Em termos mais livres: filho de puta. Há algumas palavras na língua macua, que para nós teria uma correspondência com o gênero gramatical feminino, mas na língua macua tem outro sentido, por exemplo: Mulatha. Mulatha não é feminino de Mulatho. Mulatha é um local onde se faz setas ou fechas. A palavra Mulattu que se aproxima foneticamente com o nosso mulato (que no Timor Leste há uma variação – mulatu, para designar: moreno), significa: questão, causas, motivo, demanda, culpa, ofensa. Já a palavra Mulacta, tem um sentido depreciativo: pobre, miserável, desgraçado.
Com o passar do tempo e com a colonização portuguesa nos territórios africanos e no Brasil, a palavra mulato perdeu o seu sentido de origem (filho de prostituta) e tomou um rumo mais conveniente ao colonizador... 
  A palavra mulato adquire um valor que hoje conhecemos: individuo cheio de manhas; inzoneiro; sonso; pardo. Mas não podemos esquecer que a palavra mulato, ainda é usada de forma pejorativa em suas  varias extensões como MULA!Um exemplo disso é lê num dicionário que a etimologia da palavra mulato vem do espanhol: ( esp. mulato (1525) 'macho jovem', por comparação da geração híbrida do mulato com a do mulo, de mulo (1042) 'macho'; ver mu(l)-Dicionário Houaiss). Mas por que o termo mulato tem origem no espalhol? Por que o mulo (burro) é mulato?





"O que importa para os etimologistas, não é a origens dos nomes, mas, fazer um arranjo que possa compor uma verdade" por:

0 Sua Vez...:

Licença Creative Commons
O trabalho ETNIA BRASILEIRA de Livia Zaruty foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em www.etniabrasileira.com.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://www.etniabrasileira.org.