O Cruel Padrão de Beleza Negra

Infelizmente estereótipos sociais de beleza sempre vão existir... se vc e gordo demais,preto demais ou preto de menos!


Pixaim, ruim, duro, fuá e Bombril. Estes são alguns dos nomes dados popularmente para o cabelo Crespo dos negros. O imaginário associado aos nossos cabelos é extremamente negativo, ligado à feiúra, o mau gosto e a anormalidade. Durante anos, a atitude dos negros ao redor do mundo em relação ao “problema” do cabelo tem sido à busca de intervenções químicas que o trouxessem para mais próximo do tipo de cabelo “padrão”, associado ao belo e ao bom gosto: o liso.
 "temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza desigualdades", por:Boaventura de Souza

7 Sua Vez...:

Poxa , muito madura,parabens pois é isto e mas um pouca, que Deus a abençoe grandemente...Beijinhos!!!
Simone!!!

Excelente, muito bom mesmo!
Só um comentário para somar, sobre o "exótico", que esse termo só é utilizado quando para descrever algo fora do padrão, fora do "normal" e do esperado, tudo o que é visto sob perspectivas européias ou norte-americanas. Todo o Brasil para esses povos é exótico, toda a África, Oriente e Oriente Médio também o são, ou seja, assim como a expressão "de sangue" não existe e sim genética, acho que esse termo também deveria ser esquecido. ;)

Amém, amém, a irmã falar verdade, eu concordo com você. Precisamos amar verdadeiramente a nós mesmos, nossa pele, nossos quadris, os nossos lábios, o nariz, mas precisamos começar primeiro por amar o nosso cabelo.

Muito bom seu blog e seus vídeos.


http://www.belezanatural.com.br/index2.html

http://www.belezanatural.com.br

Os produtos desse salão tem negras e, suas embalagens.

Parabéns!!!
Eu mesmo era uma dessas negras que se visse você há alguns meses atrás irar pensar "como ela tem coragem de sair assim na rua?" mas felizmente estou deixando essa de "ter um cabelo liso é o melhor" e estou começando a assumir meu lindo cabelo!
Confesso que é realmente muito difícil no início, até porque meus primos, que tem a pele negra assim com a minha, perguntam se eu esqueci de pentear o cabelo ou se deixei de me cuidar, mas nem ligo, pois o que importa pra mim é como eu me sinto e, sinceramente, me sinto muito melhor do que quando usava escova progressiva, alisamentos e etc.
Parabéns mesmo!!!!

ADOREI o vídeo!!!! Parabés pela iniciativa de falar de uma coisa que todos sabem mas negam com algumas desculpas.

Ajudarei a divulgar este blog que está fantástico =)

Muito Obrigada Ana...Frutos como a sua presença e mensagem e o maior presente!

Abs

Licença Creative Commons
O trabalho ETNIA BRASILEIRA de Livia Zaruty foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em www.etniabrasileira.com.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://www.etniabrasileira.org.