Ruth de Souza em Etnia Brasileira

Foto Marta Azevedo
Ruth de Souza nasceu em 12 de maio de 1921 no Rio de Janeiro. Viveu com a família em uma fazenda no interior de Minas Gerais até os 9 anos. Após a morte do pai, seguiu com sua mãe para o Rio de Janeiro, indo viver em uma vila de lavadeiras no bairro de Copacabana. Ainda criança demonstrou interesse por teatro. Começou a participar do grupo de atores do teatro Experimental Negro, liderado por Abdias do Nascimento. Sua estréia veio na produção O imperador Jones, baseado na obra de Eugene o’Neill, em 1945. 
Após receber uma bolsa de estudo da Fundação Rockefeller, passou um ano nos Estados Unidos, estudando na Universidade Harvard e na Academia Nacional do Teatro Americano.

Sua estréia nas telas veio em 1948, por indicação de Jorge Amado, no filme Terra Violenta. A atriz seguiu participando de produções na Atlântida e Vera Cruz, com filmes como A Sombra da Outra (1950), Ângela (1951), Sinhá Moça (1953) e Cantinho (1954), onde atuou ao lado de Mazzaropi. Foi indicada ao Leão de Ouro no Festival de Veneza por seu filme Sinhá Moça. Disputou o prêmio com Katharine Hepburn, Michele Morgan e Lili Palmer. 

Sua carreira seguiu em paralelo no teatro, e em 1959 protagonizou Oração para uma Negra, de William Faulkner no Teatro Bela Vista, em São Paulo. Além do teatro e cinema, teve importante participação em minisséries, novelas e teleteatros da Tupi, Record e Rede globo. É contratada da Rede Globo.

0 Sua Vez...:

Licença Creative Commons
O trabalho ETNIA BRASILEIRA de Livia Zaruty foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em www.etniabrasileira.com.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://www.etniabrasileira.org.