OPINIÃO: AFINAL TEMOS OU NÃO MODELOS NEGROS?

Li recentemente uma publicação sobre um tema que para mim ja e antigo e cansativo!!
Afinal, existem vendedores negros? Negros consomem moda? Existem modelos negros? 
Ops! Fonte Fan Page Meninas Black ( Escrevo pois as desocupadas enchem o meu saco depois!rs

Entao continuando ....
Abaixo segue um trecho do Depoimentto....
"Oi, Meninas! Tudo bem? Então, eu até gostaria de ter pesquisado algumas coisas antes de mandar a mensagem para vocês, mas é mais um desabafo mesmo. Gostaria mais de trocar uma ideia e saber o que pensam sobre o assunto e se ficam da mesma forma que eu. Acontece o seguinte: fico PASSADA, CHATEADA, e eu diria até com RAIVA, com fato de a maioria das grifes e lojas, das quais NÓS, crespíssimas, somos clientes, NÃO TEREM MODELOS NEGRAS. Sou cliente há um tempo de algumas lojas e desde que comecei a ser independente e a comprar as minhas roupas, sinto um grande desconforto em não ter modelos NEGRAS nas propagandas das lojas (são raras, e quando tem, normalmente os cabelos estão alisados!) e muuuito menos em catálogos. Lojas como FARM, ECLÉTICA, OH BOY!, CANTÃO, MERCATTO ( são só alguns exemplos) e tantas outras que encontramos nos shoppings, NUNCA têm catálogos com negras, e é raridade ter alguma vendedora da nossa cor. O que me irrita é: Será que eles não sabem que somos consumidoras também? 

 Será que acham que a gente não veste? Não gasta? Não tem estilo (temos de sobra por sinal! Beijo no ombro!) Queremos ver como as roupas ficarão em nós ANTES de comprar. É para isso que servem as modelos, é por isso que as vendedoras usam as roupas das lojas. Isso me irrita profundamente, Meninas! Tem me irritado cada vez mais e PRECISAVA desabafar, saber o que vocês pensam sobre isso. Pleaaaase, vamos nos juntar! INVADIR ESSA MODA BRASILEIRA ONDE A MAIORIA É MODELO AO MODO EUROPEU (Aff! Não sei onde a maioria das mulheres brasileiras tem cabelo liso, é magra e tem olhos claros!). QUEREMOS VER EM MODELOS NEGRAS COMO A TAL ROUPA, O TAL ACESSÓRIO FICARÁ EM NÓS. É bem diferente! Ai, Meninas... desculpem o desabafo e muito obrigada [risos]. ESTAMOS JUNTAS! BEIJOS GIGANTESCOS, CRESPAS LINDAS."

- Renata Vatucci


Na minha sincera opinião!!!

A Osklen no ano passado criou uma coleção somente com modelos negros!Penso que essa questão ainda e muito restrita a rótulos , sempre nos separamos e nos vendemos em padrões culturais somente Afros Fake e Hip Hop de ferinha...Infelizmente "ainda" somos minoria como publico consumidor de moda internacional!!
Ps:( Espero que tenha sido mais clara agora! )

Trabalhei como vendedora em marcas como FARM e ANIMALE durante 5 anos e nunca tive uma cliente negra!!!Infelizmente a maioria dos negros Nao assumem um gosto mais Universal no modo de se vestir, acham isso coisa futil de "branco" Europeu!
Somente AGORA o "negro" Brasileiro ta virando cliente dessas marcas e tendo maior aproximação com a moda internacional, seja por motivos financeiros quanto culturais!! 
Nos Estados Unidos, onde o racismo foi real, esse tema ja nao e mais problema... Ja no Brasil,  grande parte do negro Brasileiro é um pouco atrasado e preconceituoso sobre a integração, seja por um cunho social, cultural de estilo quanto de etnia .

A Levis criou a alguns anos atrás, calcas jeans para cada tipo de corpo e etnia!

A Marca Yellow  crio uma linha de cosmeticos para cada tipo de cabelo e biotipo fisico de mulher! A Marca de Maquiagem MAC e a melhor que existe para pele negra!!

Sabe qual o problema do "negro" mestiço Brasileiro!!

PREQUICAAAAA  de mudar, preferem sempre ir no caminho mais facil e colocar a culpa em todo mundo pelo proprio fracasso!!! E mais facil do que tomar coragem levantar a cabeça e lutar como todo mundo por uma vida mais digna e melhor!!!Malcom X e ZUMBI, nao vão pagar as suas contas em 2013, por favor mudem pelo amorrr de Deus!!!

Ps:Nao precisa ser um professor de historia e nem trabalhar no IBGE pra entender aquilo que se vive e acontece em volta!!




3 Sua Vez...:

Nenhum comentário?
Que estranho...

Tem o seu comentario florzinha!!!Ta se roendo, né?Depois a gente se fala pessoalmente no show da Orquestra!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Thalma vc é retada viu!

Licença Creative Commons
O trabalho ETNIA BRASILEIRA de Livia Zaruty foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em www.etniabrasileira.com.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://www.etniabrasileira.org.